Ânia Chasqueira é Investigadora do TECHN&ART - Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes do Instituto Politécnico de Tomar (Portugal), com uma bolsa de doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É doutoranda em Estudos do Património na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Mestre em Conservação e Restauro no ramo de Património Integrado com especialização em materiais cerâmicos e licenciada em Conservação e Restauro pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar do Instituto Politécnico de Tomar.
Trabalhou como conservadora-restauradora em vários monumentos nacionais e internacionais, como o Convento dos Capuchos (Sintra, Portugal), que venceu o Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2022, da Comissão Europeia e Europa Nostra, na categoria de Conservação e Reutilização Adaptativa; a Igreja Matriz de Coruche (Portugal), que recebeu uma menção honrosa no Prémio Glubenkian Heritage 2022; a Catedral de Nossa Senhora da Vitória, em Vitória da Conquista, na Bahia (Brasil); ou a Estação do Rossio, em Lisboa (Portugal). A sua investigação centra-se atualmente na preservação do Património Cultural Imaterial, na sua intersecção com a metodologia da conservação criativa e do desenvolvimento sustentável. Tem publicado vários artigos e capítulos de livros e participado em diversas conferências e encontros científicos nacionais e internacionais.
Áreas de interesse
Conservação e Restauro | Preservação do património cultural | Património Cultural Imaterial | Conservação Criativa | Desenvolvimento Sustentável