Resultados


O projeto resultará numa perspetiva global sobre a criação dos murais e das suas possibilidades de preservação sustentável. Os resultados obtidos e todas as diferentes abordagens e perspetivas utilizadas visam reforçar o enfoque nos desafios conceptuais e práticos relacionados com a documentação de arte pública e comunitária. O projeto culminará com uma apresentação pública dos resultados, onde se convidará à
participação da comunidade local e da comunidade académica e científica. Neste evento serão apresentados os contributos resultantes, nomeadamente, a base de dados de catalogação dos murais, o documentário, os resultados do inquérito à comunidade e os documentos orientadores produzidos.

Os documentos a realizar são:

- Um “Mural Toolkit”, onde serão apresentadas diretrizes a seguir no processo de criação dos murais. Direcionada para os membros da comunidade local, esta ferramenta comportará orientações passo-a-passo sobre o planeamento, preparação, produção e manutenção dos murais. Este protocolo incluirá recomendações sobre a segurança e saúde, a preparação das superfícies, a documentação do processo criativo, a conservação dos murais e a avaliação do processo.

- Protocolo para a monitorização e documentação do estado de conservação dos murais. Tratando-se de obras ao ar livre estão sujeitas a intempéries, à pressão exercida por forças físicas diretas, e à exposição prolongada à luz, a variações de temperatura e humidade relativa e a contaminantes atmosféricos, que inevitavelmente lhes causarão alterações. Além disso, os murais também estão sujeitos às condições das superfícies em que estão pintados (paredes e estruturas). Portanto, os murais, colocados em paredes exteriores, deixados à mercê dos elementos são, em última análise, efémeros na sua composição material. Considerando que a primeira camada de efemeridade é estabelecida pela estreita relação entre a função e os valores atribuídos pela comunidade e a sua localização física, os próprios membros da comunidade podem contribuir para o seu caráter efémero. Desta forma, realizar-se-á um protocolo de monitorização e documentação do estado de conservação dos murais ao longo do tempo, de modo a esclarecer sobre o “tempo de vida útil” dos murais e a possibilitar a tomada de decisão relativamente aos procedimentos de preservação a adotar, nomeadamente através de estratégias de “documentação da ideia” aplicáveis a obras de arte efémeras.

 
 
 
COMUNICAÇÕES / APRESENTAÇÕES EM CONFERÊNCIA

 

  • Ferraz, Â. (2021, Mar. 17). Apresentação do Projeto MurArte: Documentação dos murais de Riachos com vista à sua Preservação Sustentável. Webinar Apresentação Pública dos Projetos TECHN&ART. Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (TECHN&ART). Instituto Politécnico de Tomar.

  • Triães, R., & Ferraz, Â. (2021, 2 julho). Se estas paredes falassem: os murais da vila de Riachos [comunicação em conferência]. II Encontro Internacional Todas as Artes, Todos os Nomes. Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto. https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/II_Semin%C3%A1rio_Internacional_Todas_as_Artes_2021_PROGRAMA.pdf

 

  • Chasqueira, Â., Ferraz, Â., Triães, R. (2021, 4 novembro) – Remove, repaint or retouch: Should the community decided? The case of the outdoor murals of the Riachos village, Portugal. [comunicação em conferência]. 6th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage, Valência, Espanha.

        

       

 

  • Figueira, L. M. (2021, Nov. 8). Museu Agrícola de Riachos - MurArte: valorização e salvaguarda das Pinturas Murais de Riachos e OPExCATer. III Encontro Museus do Médio Tejo: Museus e Educação. Tomar, Instituto Politécnico de Tomar.

  • Oliveira, B., & Ferraz, Â. (2021, 11 novembro). Preservar memórias (s)em muros: o caso de Riachos [comunicação em conferência]. 3.º Encontro Memória para Todos: Preservar e Partilhar a Memória, NOVA FCSH, Biblioteca da Imprensa Nacional, Lisboa.

 

       

 

  • Mota Figueira, L. (2021, 8 de novembro). Museu Agrícola de Riachos - MurArte:valorização e salvaguarda das Pinturas Murais de Riachos e OPExCATer [comunicação em conferência]. III Encontro Museus do Médio Tejo: Museus e Educação 2021, Instituto Politécnico de Tomar, Tomar.

  • Figueira, L. M. (2023, Mai. 26). A abordagem MurArte como contributo para o projeto Museológico do Museu Agrícola de Riachos. Simpósio MurArte Documentação dos Murais de Riachos com vista à sua preservação sustentável. TECH&ART, Riachos, Museu Agrícola de Riachos.

 

  • Triães, R. (2023, Mai. 26). Perspectivas futuras para a preservação dos murais de Riachos. Simpósio MurArte Documentação dos Murais de Riachos com vista à sua preservação sustentável. TECHN&ART, Riachos, Museu Agrícola de Riachos.

 

  • Ferraz, Â. (2023, Mai. 26). O projeto MurArte: dos objetivos iniciais aos resultados alcançados. Simpósio MurArte Documentação dos Murais de Riachos com vista à sua preservação sustentável. TECHN&ART, Riachos, Museu Agrícola de Riachos.

 

PUBLICAÇÕES

 

  • Ferraz, A.; Triães, R. «Policies and practices for the preservation of community-based murals: the case of Riachos», Portugal. Conservar Património, [submited].

  • Nuno, C. As pinturas da Bênção do Gado, em Riachos. Uma história mural. [Manuscript in preparation].

  • Triães, R. e Ferraz, Â. (2022). Se estas paredes falassem: os murais da vila de Riachos. In Paula Guerra (Org.) Todas as Artes Todos os Nomes,( Vol. 2, pp. 402-413), Universidade do Porto, Faculdade de Letras.

 

 

  • Oliveira, B. (2022). Os murais de Riachos: proposta de documentação [Master's dissertations]. Mestrado em Museologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, FCSH, Universidade Nova de Lisboa. http://hdl.handle.net/10362/143520 

 

  • Chasqueira, Â., Ferraz, Â. e Triães, R. (2023). Remove, repaint or retouch: should the community decided? The case of the outdoor murals of the Riachos village, Portugal. In 6th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage, RECH6. Editorial Universitat Politècnica de València. 18-24. https://doi.org/10.4995/RECH6.2021.13523